​PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CERTIFICAÇÃO

1. Qual o papel do ICSS?

O ICSS está estruturado para certificar os profissionais da seguridade social e promover a manutenção da certificação, observando a legislação em vigor e as melhores práticas do setor.

2. A quem se destina a certificação?

Profissionais de investimentos (ênfase em Investimentos) e administradores em geral (ênfase em Administração) e profissionais com conhecimento contábil de fundos de pensão.

3. Como uma pessoa pode candidatar-se à certificação?

Para obter a Certificação ICSS o Candidato encontrará todas as informações necessárias acessando o item de menu CERTIFICAÇÃO/RECERTIFICAÇÃO.

Estando de acordo com as regras do processo, o Candidato deverá efetuar o pré-cadastro no site e emitir o boleto para pagamento da Taxa de Inscrição. Após a confirmação do pagamento da Taxa - que se dará em até 48 horas - o ICSS fará a liberação do acesso à área restrita do site para que o Candidato possa incluir os dados e documentos solicitados e, feito isso, deverá aguardar a manifestação do ICSS para dar sequência no processo de Certificação.

4. Em quanto tempo terei a resposta se fui aprovado, considerando a avaliação por experiência profissional?

Após a inclusão de todos os dados, tendo atendido os pré-requisitos solicitados, uma banca de avaliação, constituída de especialistas do ICSS e IBGC terá até 60 dias para concluir o processo e responder sobre a aprovação.

5. O ICSS promoverá cursos de preparação para a certificação?

O ICSS não irá atuar em treinamento ou indicará cursos para o exame de certificação. Esta demanda será suprida por instituições do mercado.

6. Quando começa a contar o prazo para a recertificação?

No dia da aprovação da certificação, ou seja, a partir da emissão do seu certificado você poderá incluir no PEC, através de login e senha, todos os seus esforços de qualificação, como treinamentos, reuniões técnicas e produção autoral, iniciados e concluídos a partir dessa data. Como seu certificado tem validade de 3 anos, deverá cumprir nesse período, os 120 créditos de qualificação, incluindo o mínimo de 30 créditos por ano– sempre lembrando que não nos referimos a ano civil, mas a contar da aprovação da certificação.

7. Quantas horas de qualificação profissional devo realizar para ter direito a recertificação pelo PEC?

O ICSS definiu o número mínimo de 120 créditos (inclui treinamento, reuniões técnicas, produção autoral, exercício da função, conforme definido no PEC) a serem obtidos num período de 3 anos. Porém, é necessário que o profissional acumule, no mínimo, 30 créditos por ano.

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O PEC

1. Quando o candidato já certificado pelo ICSS pode dar início ao PEC (Programa de Educação Continuada)?

O candidato certificado pelo ICSS pode iniciar o processo do PEC no dia da sua aprovação.

2. Quando deve ser paga a taxa da recertificação?

Quando o profissional certificado atender os requisitos do PEC, ou seja, cumprir a pontuação mínima de 120 créditos e estiver próximo de concluir 3 anos de certificação.

3. Se o candidato é certificado por outra entidade certificadora, ele pode fazer o PEC através do ICSS?

Não.

4. Quais os documentos que o candidato deverá enviar ao ICSS??

Nenhum. As informações serão inseridas através do site.

5. O candidato precisa guardar os comprovantes / certificados / declarações dos dados inseridos no sistema?

Sim, por 3 anos, pois a qualquer momento o ICSS se reserva o direito de verificar, pelos meios cabíveis, a veracidade das informações dadas pelos profissionais certificados a respeito dos eventos realizados para efeito de pontuação de créditos do PEC.

6. Se o candidato é certificado pela modalidade prova, ele tem que realizar outra prova?

Não, o candidato certificado por experiência, prova ou capacitação, pode se recertificar através do PEC.

7. Se o candidato perder os prazos estabelecidos pelo ICSS, o que acontece?

O candidato perde o direito da recertificação através do PEC. Neste caso poderá renovar por prova, capacitação ou até mesmo por experiência porém, nesta última opção, respeitando-se uma carência mínima de 1 ano após o vencimento do seu certificado.

8. O candidato tem como atualizar seus dados pessoais como: nome, documentos, endereço?

Sim, acessando seu cadastro na área restrita do site.

9. O candidato recebe algum certificado?

Sim, o certificado fica disponível no site do ICSS, na área restrita do candidato, durante a vigência do mesmo.