Setembro de 2016
PEC: POR QUE PARTICIPAR?

O Programa de Educação Continuada (PEC) pertence ao processo de Certificação dos Profissionais da Seguridade Social. Seu objetivo é incentivar e facilitar a qualificação continuada dos profissionais certificados.

Como posso participar? O profissional certificado deverá oficializar sua inscrição no PEC pelo site do ICSS (www.icss.org.br). O membro deve aderir ao Regulamento do programa e fornecer as informações pertinentes ao seu desenvolvimento profissional, de acordo com a Matriz de Eventos e Pontuação do PEC.

Pré-requisito para a participação: estar com a Certificação Profissional ICSS em plena vigência.

Quais os benefícios de entrar no programa? O PEC estimula a qualificação contínua do profissional e também possibilita a renovação do Certificado do ICSS.

Como faço para renovar meu Certificado pelo PEC? É necessário cumprir a pontuação mínima de créditos no programa. A renovação acontecerá mediante o profissional ter acumulado 120 créditos durante os três anos de vigência do Certificado atual. Ou seja, é preciso registrar pelo menos 40 créditos por ano.

O que devo fazer para acumular os créditos? Os créditos são atribuídos conforme a participação em eventos de desenvolvimento profissional. Confira no regulamento os tipos de eventos válidos: http://www.icss.org.br/Documentos%20Compartilhados/RegulamentoPEC%202016.pdf

O exercício da função diretiva em EFPC (diretoria ou conselhos), por exemplo, vale 30 créditos por ano completo.

O registro dos créditos é automático? Não. É de responsabilidade do profissional certificado fazer o registro dessas informações, por meio de login no site do ICSS. Cabe também a ele anexar os documentos que comprovem sua participação nos eventos, observando os parâmetros estabelecidos pelo Instituto.

Até quando posso registrar os eventos? Em até 90 dias após a data de conclusão do respectivo evento. Depois deste tempo, o evento não terá mais validade para efeito de pontuação no PEC.

Não consigo acessar o site do ICSS com frequência. Como posso me manter atualizado sobre o PEC? O ICSS envia mensalmente a cada participante do programa um extrato dos créditos registrados no PEC. 

Essa informação é útil para o profissional acompanhar sua evolução no programa. É também um lembrete oportuno para manter o registro dos eventos sempre atualizado.

Essas informações foram úteis? Para se aprofundar no tema, acesse: http://www.icss.org.br/Paginas/PEC.aspx

 

Voltar

ICSS 2015 - Todos os direitos reservados
O Informe ICSS é uma publicação mensal do Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social.
Ano II – número 22 – Setembro Jornalista Responsável: Débora Soares