Outubro de 2015
EDITORIAL: A CERTIFICAÇÃO NÃO É FIM EM SI. É INSTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO CONTINUADA

Há não muito tempo, saímos de uma época em que o modelo de educação formal era estanque. Bastava-se o primeiro diploma para atender as expectativas e exigências do mercado. Em algumas décadas, esse cenário mudou radicalmente. Hoje o processo de formação é visto como algo vivo, dinâmico, que precisa ser cultivado ao longo de toda a vida profissional. Sob o risco de ficarmos nós parados no tempo, atônitos aos cada vez mais brutais - quase ditatoriais - ventos das mudanças.

Essa transformação do conhecimento aconteceu em todas as indústrias. Em algumas mais cedo; em outras mais tarde. O fato é que não deixa de ser realidade para os profissionais de fundos de pensão. A necessidade por atualização é constante. Mudam-se as legislações, as realidades econômicas, surgem novas demandas, novas funções, conceitos e produtos cada vez mais customizados para atender novos perfis de participantes.

O ICSS também tem se preparado para essa nova realidade. Não poderia ser diferente para um Instituto que preza pela qualificação contínua. Isso exige esforços em várias frentes. Nossa equipe está revisando processos criados em 2009, atualizando nosso banco de questões, modernizando nosso site e meios de comunicação.

Tudo isso para adentrarmos 2016 com um Instituto mais moderno e atento aos níveis de qualificação dos profissionais. Vemos assim um estímulo à preparação e maior interação entre todos os atores do Sistema.

Nesta edição, destacamos os convênios firmados recentemente pelo Instituto. Mesmo trilhando caminhos diferentes, o objetivo final é o mesmo: o incentivo ao programa de educação continuada e a qualificação de todos aqueles que atuam no Sistema, visando ao melhor benefício para o participante dos fundos de pensão. Afinal, sem ele, nenhum dos nossos esforços teria razão de ser.

Entendemos que a certificação não é um fim em si. É um instrumento que vem a somar para incentivar essa qualificação contínua.

Hoje o ICSS possui capacidade de entrega para novos projetos e a preparação necessária para enfrentar novos desafios. Tudo isso é resultado de atitudes e de um conjunto de tarefas desempenhados por nossa equipe técnica. Seja na forma em que cuida com muita diligência e respeito àqueles que se candidatam a uma certificação. Seja no entendimento das diferenças de perfis entre os profissionais. Mostramos uma efetiva capacidade de atendimento.

Convidamos a todos os dirigentes, conselheiros e demais profissionais de fundos de pensão a estarem cada vez mais próximos do ICSS. Pode ser apresentando sugestões, oferecendo ideias, elogiando ou criticando, mas enfim: interagindo. O canal está aberto.

Voltar

ICSS 2015 - Todos os direitos reservados
O Informe ICSS é uma publicação mensal do Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social.
Ano I – número 12 – Outubro Jornalista Responsável: Débora Soares
v