Outubro de 2015
ENTREVISTA COM LUIZ PAULO BRASIZZA, PRESIDENTE DA
UNIABRAPP

Pioneirismo. O primeiro curso de formação válido para a recém-lançada certificação por capacitação caminha a todo vapor. É o que nos conta Luiz Paulo Brasizza, diretor-presidente da UniAbrapp – Universidade Corporativa da Previdência Complementar, sobre o convênio inédito com o ICSS.  

INFORME ICSS: Qual será o primeiro curso contemplado no convênio para a certificação por capacitação?
Luiz Paulo Brasizza: O programa de treinamento “Exercício da Função de Conselheiro”. De acordo com o convênio, o aluno que participar e alcançar notas satisfatórias no programa de conselheiros poderá solicitar a certificação junto ao ICSS. Mas deve sempre ficar claro que isso não é uma certificação automática.

O que estamos fazendo, em parceria com o Instituto, é diluir o nível de conhecimento exigido para a certificação por prova nos quatro módulos do programa e nas avaliações correspondentes. Assim, à medida em que a pessoa frequentar o programa e demonstrar retorno adequado em cada um desses módulos, ela terá a possibilidade de solicitar sua certificação.

O convênio para a certificação por capacitação se concentrará somente no programa para conselheiros? Ou a ideia é ampliar essa possibilidade para outros cursos da universidade?
Basicamente se concentrará no programa “Exercício da Função de Conselheiros”, pois a grade tem que ser bastante específica. O ICSS é muito criterioso em todos os processos. Então, não existe a possibilidade de aplicar isso para todos os cursos.

Na sua avaliação, quais serão os principais benefícios para os profissionais?
O programa para conselheiros é um curso voltado para pessoas mais experientes. Então, ele é muito mais participativo. É uma facilidade porque a pessoa está dentro de um grupo de trabalho, compartilhando, discutindo. Isso torna o processo de certificação mais fácil e entendemos que até de melhor qualidade, do que o profissional simplesmente estudar numa planilha ou livros e depois fazer uma prova. Isso melhora muito a qualidade do conselheiro; tanto do profissional que atua no conselho deliberativo e fiscal, bem como o que está na diretoria executiva e também pode participar.

E agora trouxemos mais uma possibilidade que é o MBA em Gestão de Previdência Complementar, que estaremos oferecendo em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração) em 2016.

Quais as opções para os profissionais que vivem em outros estados e gostariam de cursar o programa para conselheiros?
Já estamos levando esse curso para fora de São Paulo. As entidades sediadas em um mesmo estado brasileiro, por exemplo, podem se unir para trazer os cursos da UniAbrapp in company. Nossos professores vão até os alunos. O programa para conselheiros é dividido em quatro módulos, o que torna um pouco mais complexo, mas pode ser levado sim para qualquer parte do país.

Qual o total de alunos já atendidos pela universidade?
Já passaram 1.000 pessoas por todos os nossos cursos, principalmente das Trilhas do Conhecimento, nesses últimos 11 meses. É um número bem razoável. Temos uma preocupação muito grande com a qualidade. Por isso, cada um dos cursos é avaliado pelas pessoas que participaram. E as notas e retornos que estamos recebendo têm sido extremamente positivos.

Como você avalia essa parceria inédita com o ICSS e o valor agregado por ela?
O ICSS tem se consolidado como o grande instituto de certificação, sendo reconhecido não só pela área de previdência complementar como também por outros setores. O trabalho da UniAbrapp em fechar um convênio com o Instituto - duas entidades que saíram das entranhas da Abrapp –, em primeiro lugar, é um orgulho. Porque somos todos oriundos da Abrapp. E, em segundo, dá um peso muito maior ao trabalho que fazemos. Poderíamos ter procurado uma certificação com outro órgão, mas entendemos que o peso do ICSS é muito grande no regime de previdência. O Instituto tem se posicionado de uma forma muito positiva, muito interessante, e isso também agrega valor para nós, da UniAbrapp.

 

Voltar

ICSS 2015 - Todos os direitos reservados
O Informe ICSS é uma publicação mensal do Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social.
Ano I – número 12 – Outubro Jornalista Responsável: Débora Soares
v