CONHEÇA AS DIFERENTES FORMAS DE OBTER SEU CERTIFICADO

ICSS oferece opções para quem deseja conquistar sua certificação profissional

A certificação profissional é essencial para quem quer atuar na previdência complementar fechada. É um incentivo para se manter capacitado para as diferentes e importantes funções a serem assumidas dentro de uma entidade fechada de previdência complementar (EFPC). A qualificação assegura que os dirigentes das EFPCs saibam administrar os recursos dos participantes de maneira eficaz e eficiente.

Gestores e conselheiros das entidades podem se certificar pelo ICSS nas ênfases “Administradores em Geral” e “Profissionais de Investimentos”. Trabalhadores que atuam em outras funções podem se certificar na ênfase de “Nível Técnico” e há também ênfase específica para “Área Contábil”.

Diferentes caminhos - Para atender as diferentes necessidades desses profissionais, o ICSS oferece três caminhos para a certificação: por prova, capacitação ou experiência (a disponibilidade irá depender da ênfase escolhida).

Na Certificação por Prova, o objetivo é aferir, através de teste de qualificação (perguntas e respostas objetivas), o grau de conhecimento dos candidatos com relação às competências definidas no programa do exame

Já a Certificação por Capacitação é conferida com base na comprovação do conhecimento adquirido pelos profissionais em cursos realizados por entidades conveniadas ao ICSS, destinados a promover habilidades nas diversas áreas da seguridade social. Essa modalidade de certificação está disponível apenas para a ênfase em Administração.

A Certificação por Experiência, que será terá sua metodologia revista até o final de 2019, exige do candidato a comprovação de experiência prática na ênfase requerida (Administração ou Investimentos) por meio do envio de documentos, podendo este ser ainda submetido a uma entrevista realizada por uma Banca Examinadora para a ratificação de seus conhecimentos.

A valorização da certificação e da qualificação profissional nas EFPCs pode ser vista em números. Apenas nos primeiros cinco meses de 2019, o Instituto certificou 287 pessoas. Considerando o total acumulado desde 2010, o ICSS já realizou 7.301 certificações.

Educação continuada - Importante ressaltar que, como em qualquer mercado, os profissionais que atuam na previdência complementar fechada precisam estar sempre atualizados e agregar novos conhecimentos. Como incentivo para esse aprimoramento, o ICSS oferece o Programa de Educação Continuada (PEC), que permite a renovação do certificado obtido via prova, experiência ou capacitação, após três anos – se atendidas as regras do programa – por meio da participação em eventos, cursos e treinamentos.

Voltar

ICSS 2015 - Todos os direitos reservados
O Informe ICSS é uma publicação mensal do Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.
Ano V – número 48 – Maio/Junho Jornalista Responsável: Débora Soares