TROCAR PARA SOMAR

Elevar a barra: processos de certificação do ICSS são destacados durante os Encontros Regionais

O ICSS participou do momento “Trocar para Somar: Prestação de Contas” durante os Encontros Regionais da Abrapp, realizados entre maio e junho em várias cidades do Brasil. Nesse painel, os representantes do Instituto comunicaram as novidades da certificação para os profissionais da previdência complementar fechada e pediram sugestões aos participantes para o aprimoramento das atividades.

O Instituto decidiu elevar a barra dos processos de certificação, o que tem sido colocado em prática nos últimos anos, ressalta o Presidente, Vitor Paulo Gonçalves. Ele destaca que já são 7,3 mil profissionais reconhecidos pelo ICSS, considerando o total de certificados emitidos desde 2010

Aprimoramento das certificações - Para atingir cada vez mais profissionais e estar em sintonia com as melhores práticas de mercado e novidades no campo legal e normativo, o ICSS revisita seus processos regularmente. Um exemplo é a Certificação por Prova, que teve seu banco de questões revisado e ampliado recentemente.

O ICSS também tem trabalhado para revisar os processos de Certificação por Experiência. "Até o final de 2019, vamos aperfeiçoar toda a metodologia e eliminar a percepção de subjetividade no processo”, ressalta Vitor Paulo. Esse aprimoramento, que ainda está em definição de formato final, será baseado em alguns pilares, como o envio de documentos comprobatórios sobre a formação e experiência do candidato, teste de aferição de conhecimentos e, eventualmente, entrevistas com uma banca de especialistas.

Encontros reuniram 845 profissionais de EFPCs

Novas ênfases - O ICSS inovou ao lançar a certificação para profissionais do Nível Técnico das entidades fechadas de previdência complementar, em 2018. Para o futuro, estuda desenvolver novas certificações para quem atua nos Comitês de Investimentos e outros colegiados especializados. "Temos que olhar para as pessoas que vão chegar nesses comitês. Por que não certificar atividades diferentes com o aperfeiçoamento cada vez maior dos sistemas de governança?", nota o Presidente. Ele acrescenta que é fundamental manter o rigor nas metodologias e processos de certificação para preservar a credibilidade do Instituto.

Interlocução com os profissionais – Como os Encontros Regionais são momentos especiais para trocar experiências e percepções com os profissionais certificados, os representantes do ICSS convidaram os participantes a opinarem sobre quais processos de certificação deverão ser revisitados. "Queremos receber sugestões de todos para o ICSS e os métodos aplicados, pois isso contribuirá para a credibilidade e atualização do Instituto ao longo do tempo", conclui o Presidente.

Voltar

ICSS 2015 - Todos os direitos reservados
O Informe ICSS é uma publicação mensal do Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.
Ano V – número 48 - Maio/Junho Jornalista Responsável: Débora Soares