Junho de 2016
CERTIFICAÇÃO POR CAPACITAÇÃO: ICSS E FIPECAFI ASSINAM CONVÊNIO

O ICSS assinou o segundo convênio para a modalidade de certificação por capacitação, desta vez com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – Fipecafi. A formalização da parceria aconteceu no dia 29 de junho.

O convênio da certificação por capacitação com a Fipecafi abrange dois cursos: o MBA “Gestão Atuarial e Financeira”, e o curso de extensão “Gestão de Entidades Fechadas de Previdência Complementar”. Ambos terão novas turmas iniciando em agosto.

As novas turmas já serão abrangidas pelo convênio. Isso significa que, daqui para frente, o profissional que concluir uma dessas formações, com sucesso, estará habilitado a solicitar a certificação junto ao ICSS na modalidade por capacitação.

“Como Instituto Certificador defendemos a busca pela melhor qualificação e o aprimoramento contínuo dos profissionais. Por isso formamos parcerias com instituições renomadas e que demonstram ter essa mesma linha de atuação, como é o caso da Fipecafi”, destaca o Presidente do ICSS, Vitor Paulo Camargo Gonçalves.

“Para nós esse convênio com o ICSS é da mais alta importância”, ressalta Welington Rocha, Presidente da Fipecafi. “Primeiro, pelo prestígio da entidade com a qual estamos nos associando. Segundo, pela oportunidade de contribuir para o aperfeiçoamento dos profissionais, e aprimorar mecanismos de mensuração, cálculos, prestação de contas e informações sobre o que está acontecendo no setor”.

A Diretora do ICSS, Liège Ayub, destaca a importância de a assinatura do segundo convênio se dar com uma entidade de forte atuação no segmento atuarial, área fundamental para os fundos de pensão. “Agora os profissionais terão mais uma opção para fazerem cursos de preparação ou de continuidade da sua qualificação, conforme seu nível de conhecimento, em uma instituição renomada”.

Eliana Rodrigues, Diretora-geral da Faculdade Fipecafi, afirma que a instituição de ensino é jovem, apesar de a Fundação Fipecafi existir há mais de 40 anos. “Temos um objetivo muito forte de estabelecer parcerias com instituições que engrandeçam e agreguem valor ao trabalho que desenvolvemos. Parcerias como a do ICSS são de suma importância para nós, e nos ajudam a contribuir para a sociedade com um trabalho de qualidade e que tem diferencial”.

Coordenador do curso de extensão “Gestão de Entidades Fechadas de Previdência Complementar”, Valdir Domeneghetti destaca que a formação está alinhada à Resolução CNPC nº 19 e as normas mais recentes que tratam da qualificação dos profissionais atuantes nos fundos de pensão. Além de atender todos os requisitos de conhecimento exigidos pelo ICSS, é claro. “Os fundos precisam cada vez mais de profissionalização e gestores capacitados. A renovação natural de dirigentes aumenta a possibilidade de empregabilidade para aqueles profissionais que estão certificados, e assim aptos para exercer esses cargos nas entidades”, observa o professor.
 
“Essa parceria agrega valor não apenas à imagem das instituições, mas principalmente ao mercado e aos seus profissionais”, destaca Carlos Alberto Pereira, que é diretor administrativo-financeiro da Fipecafi. “Somos uma instituição de pesquisa, onde o conhecimento é produzido. Tenho certeza de que a partir desta iniciativa, que se materializa hoje, vários outros frutos nascerão".

 

Voltar

ICSS 2015 - Todos os direitos reservados
O Informe ICSS é uma publicação mensal do Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social.
Ano II – número 19 – Junho Jornalista Responsável: Débora Soares