Janeiro de 2018
ICSS: PRIMEIRO ANO DA GESTÃO 2017-2019

Primeiro ano da gestão 2017-2019 foi marcado por realizações. Eleitos pelas associadas em 30 de janeiro de 2017 para este mandato, os membros do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal do ICSS trabalharam a todo vapor.

Confira as principais realizações de 2017:

Contribuição para a Autorregulação - Membro da Comissão Mista e do Conselho de Autorregulação, o ICSS contribuiu em 2017 para o desenvolvimento do processo de concessão do Selo de Autorregulação e para a análise técnica do projeto-piloto com a Centrus, entidade que recebeu o Selo no 38º Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada, em outubro de 2017.

Aprimoramento da Certificação por Experiência e do PEC- O ICSS ouviu a comunidade de profissionais certificados e realizou, no segundo semestre, a revisão dos regulamentos da Certificação por Experiência e do Programa de Educação Continuada (PEC). Como resultado, o PEC flexibilizou o prazo para registro de créditos e a pontuação mínima anual exigida. A Certificação por Experiência passou a admitir a candidatura de profissional sem formação superior, mediante a realização de entrevista técnica.

Os processos de certificação ficaram ainda mais ágeis em 2017. O tempo médio para a avaliação efetuada pela banca foi menor que dois dias úteis. Esse é prazo em que o candidato à Certificação por Experiência poderá receber o resultado da sua avaliação pelo ICSS, não havendo dúvidas ou ajustes a serem efetuados.

Nova parceria para a Certificação por Capacitação - A modalidade completou 1 ano de certificados emitidos, em abril de 2017, e acelerou no número de certificações realizadas: foram 138 de janeiro a dezembro. O ICSS firmou novo convênio para a modalidade, desta vez com o Instituto IDEAS. Também são instituições com cursos conveniados para a Certificação por Capacitação: UniAbrapp, Fipecafi, IDS e Previpar.

Desenvolvimento de nova Certificação - O ICSS iniciou os estudos para viabilizar uma nova modalidade de certificação, voltada ao corpo técnico das EFPC. Mais detalhes serão divulgados em breve!

Modernização do site - O Instituto renovou o layout de seu portal (www.icss.org.br). A nova versão tornou mais simples o acesso às informações e agregou novos conteúdos como estatísticas mensais, legislação atualizada sobre certificação e relatórios anuais do ICSS. Também foi iniciada a divulgação no site dos nomes dos profissionais certificados pelo ICSS.


Envio de mensagens SMS- A comunicação por mensagens de texto no celular somou-se aos canais de atendimento oferecidos pelo ICSS. O profissional certificado recebe agora “em mãos” informações sobre a adesão e sua pontuação no PEC, vencimento da certificação, entre outros temas.

Aplicativo do ICSS - O app para celular foi lançado no 38° Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada. É gratuito e está disponível para download na Google Play Store. Por meio do aplicativo, o profissional certificado pode consultar seu extrato de pontos no PEC e acessar dados cadastrais. Novas funcionalidades serão incorporadas nas próximas semanas.

Modernização do Estatuto Social - Mudanças no Estatuto do ICSS foram aprovadas pelas associadas, em assembleia geral extraordinária, realizada em 26 de abril de 2017. As alterações possibilitaram ao ICSS delimitar sua atuação às atividades ligadas à certificação de profissionais e de processos, bem como adequaram as eleições do ICSS para acompanhar o rito processual e cronograma eleitoral de Abrapp e SIndapp. Em 19 de outubro de 2017, as associadas aprovaram mais duas atualizações no Estatuto: a inclusão de regra para possibilitar assembleias virtuais, e a incorporação de mecanismo próprio para a admissão e a exclusão de associadas ao ICSS.

Diálogo com o órgão de supervisão - O ICSS participou de reuniões e eventos com a Previc, nos quais defendeu propostas com o objetivo de desoneração e redução de custos para as entidades, e se dispôs a colaborar com a autarquia para a troca de informações e para o aprimoramento dos processos de certificação e de habilitação.

A Portaria Previc nº 1.142/2017, publicada em 15 de dezembro de 2017, reconheceu a capacidade técnica do ICSS como instituição certificadora, para o ano de 2018, e os certificados ICSS para exercício dos cargos de AETQ, membros da área de investimentos, membros de Diretoria Executiva e de Conselhos Deliberativo e Fiscal.

7 em cada 10 profissionais habilitados pela Previc se certificaram pelo ICSS, apontou pesquisa divulgada pelo Instituto em março de 2017, com base no cruzamento de dados publicados pelas duas entidades, referentes ao segundo semestre de 2016.

Forte presença institucional - O ICSS visitou associadas e participou de eventos, ocasiões em que apresentou iniciativas e esclareceu dúvidas dos profissionais sobre os processos de certificação. Marcou presença nos grandes eventos do sistema, como os Encontros Regionais 2017 e no 38° Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada. No 38° Congresso, a equipe do ICSS realizou plantão tira-dúvidas em seu estande, informou os profissionais sobre as atualizações nos regulamentos do PEC e da Certificação por Experiência, e apresentou o novo APP para celular do ICSS.

Aumento da satisfação com o atendimento - Coroando o ano, resultados da pesquisa realizada pelo ICSS com a comunidade de profissionais certificados, nos meses de novembro e dezembro de 2017, demonstraram alto nível de satisfação com o atendimento realizado pela equipe do ICSS. Este foi bem avaliado por 92% dos 346 respondentes, que afirmaram ser “muito satisfatório” (32%) e “satisfatório” (60%). O índice superou os 88% de satisfação obtidos em pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2016.

Voltar

ICSS 2015 - Todos os direitos reservados
O Informe ICSS é uma publicação mensal do Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.
Ano IV – número 36 – Janeiro Jornalista Responsável: Débora Soares