Janeiro de 2016
BALANÇO DA CERTIFICAÇÃO

A cultura do autodesenvolvimento profissional está cada vez mais sedimentada nos fundos de pensão. Em cinco anos, o ICSS já certificou mais de 4 mil profissionais, reconhecendo seus esforços de qualificação e aprimoramento contínuo.

Em 2015, foram 670 profissionais certificados. Desde que o processo de certificação do ICSS teve início, em 2010, o total é de 4.060 pessoas que obtiveram a certificação.

A valorização creditada a um certificado se estende a todo processo que o viabilizou. Portanto, tão ou mais importante que o primeiro reconhecimento institucional de sua qualificação é o esforço do profissional em manter seu aprendizado constante, por meio do Programa de Educação Continuada (PEC).

Número de profissionais certificados

Como o certificado é válido por três anos, é preciso renová-lo após esse período. Isso pode ser feito por meio do acúmulo de créditos anuais no PEC – através da participação em cursos, seminários e treinamentos de formação geral ou relacionados à atividade profissional, e também produção autoral.

No ano passado, 435 profissionais renovaram seus certificados pelo PEC. Desde 2013, quando venceram os primeiros certificados, 1.123 profissionais já se recertificaram.
 
De olho no futuro: atenção ao PEC

Os profissionais que desejarem renovar a sua certificação futuramente devem se inscrever no programa de educação continuada, no próprio site do ICSS (www.icss.org.br). A página contém todas as informações sobre o programa e o seu regulamento.

Quem se certificou ou se recertificou, de acordo com o regulamento do PEC, deverá acumular, no mínimo, 40 créditos por ano no programa. O cumprimento desse requisito é necessário para obter a renovação do certificado pelo PEC, quando do vencimento.
Por exemplo: um profissional que se certificou ou se recertificou em 5 de janeiro de 2015 deveria ter acumulado, no mínimo, 40 créditos pelo PEC na mesma data do ano seguinte, 5 de janeiro de 2016.

Para fazer esta comprovação, o ICSS dará três meses de prazo para o candidato registrar os eventos no PEC, através do site do Instituto. Em caso de dúvida, consulte o regulamento no portal: www.icss.org.br

Dica ICSS! Para fins de crédito no PEC, compute o evento ou treinamento em que esteve tão logo você receba o comprovante da participação. Dessa forma, você fará o registro sempre dentro do prazo. Consulte o regulamento para saber quais iniciativas valem créditos no programa.


Voltar

ICSS 2015 - Todos os direitos reservados
O Informe ICSS é uma publicação mensal do Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social.
Ano II – número 15 – Janeiro Jornalista Responsável: Débora Soares
v