Fevereiro de 2016
EDITORIAL: DO BRONZE PARA O OURO

Você já ouviu falar em Pál Szekeres? Ele foi o único atleta profissional a conseguir o feito de ser medalhista tanto em Jogos Olímpicos quanto em Jogos Paraolímpicos.  

Sua primeira medalha olímpica veio em 1988, quando conquistou o bronze no florete por equipes. Dois anos depois, em um infeliz lance do destino, Szekeres sofreu um acidente de ônibus e perdeu os movimentos dos membros inferiores, passando a utilizar uma cadeira de rodas.

O que para muitos poderia representar o fim de uma jornada significou apenas o começo de um ciclo de triunfos para esse atleta. No ano seguinte ao acidente, o esgrimista Szekeres competiu nos Jogos Paraolímpicos de Barcelona e conquistou a medalha de ouro no florete individual. Nos Jogos Olímpicos seguintes, em 1996, em Atlanta, ele conquistou duas medalhas de ouro, no florete e no sabre individual, respectivamente. Depois disso, conquistou mais três medalhas de bronzes em Olimpíadas.

Como verdadeiros atletas, os gestores devem se desafiar a superar suas limitações: seja de recursos, conhecimento ou mesmo físicas. É sempre possível entregar mais e melhor, mesmo nos cenários mais difíceis.

Desde sua criação, o Programa de Educação Continuada do ICSS tem incentivado os dirigentes a buscarem “o ouro”, agregando novos conhecimentos e melhor adaptando-se às mudanças de cenário por meio de um processo de atualização permanente.

O próprio Instituto tem se esforçado para aumentar sua capacidade de entrega, por meio da atualização de sua base tecnológica, o desenvolvimento de novas ferramentas, como o futuro aplicativo do ICSS para tablet e smartphones, a criação de novas modalidades de certificação e a ampliação de competências.
 
Nesta edição do INFORME ICSS mostramos mais um desses exemplos: o conselheiro Fernando Ribeiro, da Centrus. Aos 84 anos, ele não abre mão de buscar a qualificação contínua por meio do PEC. Afinal, como ele mesmo diz, experiência é importante, mas não é tudo.

E você, vai partir em busca do ouro ou se conformar com o bronze?

 

Voltar

ICSS 2015 - Todos os direitos reservados
O Informe ICSS é uma publicação mensal do Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social.
Ano II – número 16 – Fevereiro Jornalista Responsável: Débora Soares
v