Abril de 2018
INTERLOCUÇÃO DE NORTE A SUL DO PAÍS
Os Encontros Regionais 2018 realizados pela Abrapp em seis regionais do País, de 5 de abril a 3 de maio, foram uma excelente oportunidade para o ICSS mostrar sua relevância como entidade certificadora às entidades fechadas de previdência complementar, além de captar os anseios do segmento quando o assunto é qualificação. Os eventos também foram importante momento para o diálogo franco com autoridades da SRPC e Previc.

Vitor Paulo Gonçalves, Presidente do Conselho Diretor, destaca que em eventos como esses o ICSS pode esclarecer sobre a qualidade dos seus processos, comparativamente às outras entidades certificadoras. “Nossa função exclusiva é de certificador, porque um princípio do ICSS é que quem qualifica, não certifica”, afirma ele, lembrando que o Instituto apenas certifica, e os profissionais buscam a qualificação em programas de formação realizados por outras instituições.

Nos Encontros, Vitor Paulo, acompanhado dos Diretores Sérgio Martins Gouveia e Rubens Scaff Jr.,  explicou que a certificação do ICSS possui uma metodologia que de fato reflete a necessidade do aprendizado de informação para ser gestor de fundos de pensão. “Lembrando que somos planos de previdência, não somos fundos de investimento. Esse é um outro dado importante, porque o ICSS é o único que certifica excusivamente profissionais, gestores, de planos de previdência, de seguridade social”.

Segundo ele, tais características tornam a certificação realizada muito mais abrangente, uma vez que além da avaliação das melhores práticas de governança coorporativa, de compliance e de gestão de risco, contempla matérias específicas sobre a legislação de fundos de pensão e as obrigações inerentes à gestão de recursos no longo prazo.

A interlocução com os profissionais promovida pelos Encontros Regionais mostrou ao Instituto que sua estratégia segue alinhada às necessidades dos profissionais, mas que sempre há pontos de melhoria e modernização. “Esses eventos têm uma interação muito positiva, uma troca muito rica e ajudam no direcionamento das ações a serem tomadas por nós, dirigentes das entidades”, completando que a razão de ser do ICSS é a sua capacidade de refletir as necessidades, os anseios, as expectativas do seu público.

 

Voltar

ICSS 2015 - Todos os direitos reservados
O Informe ICSS é uma publicação mensal do Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.
Ano IV – número 39 – Abril Jornalista Responsável: Débora Soares